Autor


Theo em p&b21Theotonio de Paiva é escritor e diretor de teatro. Doutor em Teoria Literária pela UFRJ, quando defendeu tese sobre os estudos realizados por Mário de Andrade acerca das danças dramáticas brasileiras. Mestre em Teoria Literária pela mesma universidade. Recebeu “Menção Honrosa na Categoria Ensaio nos Prêmios Literários da Cidade do Recife 2002”, por sua dissertação sobre o teatro de Ariano Suassuna. Pós-Graduado em Teatro pela UFRJ.

Adaptou e dirigiu Nicolau Grande & Nicolau Pequeno, de Andersen. Na ocasião, recebeu o Prêmio “Mambembe Infanto-Juvenil 98: Cinco Melhores Espetáculos”, do Ministério da Cultura, além da indicação como melhor diretor. Dirigiu O Romance do Pavão Misterioso, do poeta popular José Camelo de Melo Resende. Este espetáculo participou de diversos projetos culturais por todo o país.

Nos últimos anos, o seu trabalho artístico tem procurado ir de encontro a uma pesquisa calcada nas profundas intersecções entre os aspectos eruditos e populares da nossa tradição ocidental. É diretor artístico da Companhia do Voo.

Realiza Pós-Doutorado na Faculdade de Letras da UFRJ trabalhando em pesquisa e docência. Colaborador da revista eletrônica Outras Palavras

Para entrar em contato, escreva para cadernoensaios@gmail.com

Anúncios